Últimas notícias

O 69% das pessoas que sofrem ‘’Mobbing’’ deixam o emprego




O portal de empregos Jobatus realizou uma pesquisa com empresas de diferentes setores que colaboram com ele, em relação ao acosso sofrido atualmente pelos empregados no trabalho.
 
 
Cada dia mais consultórios de psicólogos recebem pacientes martirizados por seu ambiente de trabalho, sem motivação, objetivos ou interesses no trabalho e mesmo com o desejo de mudar, mesmo que este seja o emprego que eles sempre quiseram.
 
De acordo com um estudo recente realizado através de um sistema de entrevistas com as principais empresas dos diferentes setores do portal de emprego Jobatus, 72% das pessoas que sofrem de *mobbing relataram mudanças de humor, depressão, insônia, dores musculares causadas pelo stresse e alterações no seu comportamento, e procuram como a saída mais fácil o abandono do seu emprego a fim de acabar com seu sofrimento.
 
Os responsáveis pelo mobbing nas empresas
 
Os chefes são os principais causadores do mobbing. No Brasil, 67% das causas de mobbing no local de trabalho estão nas mãos dos chefes ou diretores das principais empresas em relação aos funcionários que são psicologicamente mais fracos. O resto é causado pelos próprios funcionários em relação a empregados do mesmo nível, o que representa 16%, e finalmente 13% é o caso oposto, onde uma pessoa com um nível hierárquico inferior o aplica  o mobbing em relação a um superior.

Os resultados da pesquisa mostraram que 76% dos assediadores são homens, a  maioria dos quais atacam outros homens, enquanto as mulheres representam 14% dos funcionários que assediam outras mulheres.
 
Como regra geral, o mobbing não é aplicado apenas de forma direta, mas é dado por uma série de fases e, sobretudo, em diferentes níveis na empresa para a mesma pessoa. Em 10% de todas as ações de mobbing, ele é perpetrado entre chefes, subordinados e colegas no mesmo departamento, dentro de um curto período e em direção ao mesmo alvo.
 
Em resumo, o assédio no trabalho é um fato comum na grande maioria das empresas. Os setores onde existe mais Mobbing no nosso país são aqueles sendo mais efeminizados: a indústria hoteleira e de ‘catering’, o atendimento ao cliente, a limpeza e os escritórios, onde há um maior isolamento no local de trabalho.
 
 
 
O gráfico abaixo mostra a percentagem do número total de empresas no Brasil
 
 
 
 
*Mobbing: é uma forma de pressão psicológica ou moral. O termo é empregado para descrever as situações de perseguição das quais são submetidas algumas pessoas em seu ambiente de trabalho. 

Por assessoria 
 

Um comentário:

  1. We’ve rounded up 25 of our favorite board games and toys. Choose the desk you wish to practice from the next. First you can to|you presumably can} practice the multiplication facts in sequence and upon getting got the grasp of you could practice all the sums in random 메리트카지노 order for every desk. If you have have} forgotten any solutions, just go back to the 'all tables in sequence' page and practice them again completely earlier than attempting again.

    ResponderExcluir