Últimas notícias

Vitória das Mulheres! Câmara derruba veto e absorventes devem ser distribuídos em Maceió

Teca Nelma / Foto: Assessoria

 A Câmara Municipal de Maceió derrubou, na tarde desta terça-feira (7), o veto da Prefeitura ao projeto de lei da vereadora Teca Nelma que prevê o fornecimento de absorventes higiênicos para mulheres em situação de vulnerabilidade. “A derrubada desse veto é uma vitória da luta feminina, fizemos pressão, reivindicamos e conquistamos mais um direito para todas as mulheres”, comemorou a vereadora Teca Nelma.

Segundo a lei, todas as mulheres em situação de vulnerabilidade, inscritas no CadÚnico, devem ser contempladas com a entrega gratuita de absorventes. Além da distribuição do item higiênico, a Prefeitura passa a ser responsável pela produção e disponibilização de materiais educativos sobre menstruação saudável.

A lei institui ainda o dia 28 de maio como Dia da Higiene Menstrual no município de Maceió. “Para além de fornecer o absorvente, promover dignidade menstrual é também informar as pessoas sobre hábitos saudáveis durante a menstruação. Ter acesso pleno à higiene e à informação de qualidade é um direito humano”, enfatizou Teca Nelma, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos na Câmara.

“É uma questão de saúde pública! E é papel do executivo cumprir essa decisão da Câmara Municipal. Precisamos orientar e pensar campanhas que estimulem a naturalização de corpos que menstruam”, concluiu ela.

Assessoria

Nenhum comentário