Últimas notícias

Segurança Pública celebra formação da Guarda Municipal do Pilar

Foto: Assessoria

Mais do que uma instituição destinada a proteger o patrimônio público, a Guarda Municipal se tornou parte integrante da estrutura da Segurança, contribuindo como força auxiliar no combate à criminalidade e, com isso, salvaguardando os direitos dos cidadãos. No Pilar, a filosofia de proximidade, aquisição de equipamentos modernos e a política de permanente valorização do servidor fazem da Guarda uma referência nacional.

Prova disso é que, na sexta-feira (10), a Guarda Municipal do Pilar deu mais um grande salto de qualidade. Isso porque 54 homens e mulheres concluíram o 1º curso da Academia de Polícia Civil destinado exclusivamente à capacitação de guardas municipais em Alagoas.

O pioneirismo, inclusive, foi destaque durante a concorrida solenidade de formatura, realizada no auditório da Delegacia Geral da Polícia Civil, em Maceió. Na ocasião, o delegado-geral de Polícia Civil, Carlos Reis, destacou a importância do curso e parabenizou a Prefeitura do Pilar pela atenção dispensada à Guarda Municipal.

“Além de capacitá-los, esta formação vai permitir o porte funcional de arma de fogo aos guardas municipais, graças a termo de cooperação firmado com a Polícia Federal. Ficamos muito felizes em poder contribuir treinando um grupamento que tanto colabora para a segurança dos pilarenses”, afirmou o delegado.

Também presente à formatura, o secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar, elogiou a gestão do prefeito do Pilar, Renato Filho. “Toda a Guarda Municipal está de parabéns por tudo o que vem fazendo para nos ajudar a reduzir a violência em Alagoas”, destacou o secretário.

Já o comandante da Guarda Municipal do Pilar, coronel PM Robson Cavalcante, não escondeu a alegria de um sonho realizado. “Esta formação era um desejo coletivo de uma década. Temos uma equipe competente e extremamente comprometida, de modo que toda a sociedade pilarense só tem a ganhar porque, a partir de agora, daremos uma contribuição ainda maior”, comentou Cavalcante, destacando, entre outras ações, a ronda municipal.

Para ele, o segredo do sucesso também passa pela criação de setores como a central de inteligência, cujo trabalho integrado com as polícias recolocou Pilar na rota do turismo regional e, por conseguinte, do desenvolvimento.

“Adquirimos novas viaturas, capacetes, fardamentos e coletes balísticos, além de cinquenta pistolas. E já trabalhamos para construir duas bases interativas no Imburi e no complexo Casas Novas, onde iremos disseminar a doutrina de policiamento comunitário e, portanto, reforçar a transformação social que as equipes da Prefeitura já vêm promovendo nessas localidades”, emendou o comandante, acrescentando que, durante o curso, os guardas efetuaram 400 disparos de pistola e revólver, participando de aulas de defesa pessoal e direitos humanos, entre outras disciplinas.

Agora, Pilar já caminha para o nono mês sem registrar nenhum homicídio. E ainda vamos conquistar muitas vitórias porque acreditamos no potencial de cada guarda municipal”, finalizou Renato Filho, parabenizando também o delegado do Pilar, Sidney Tenório, pelo trabalho realizado na região.





Por: Assessoria

Nenhum comentário