Últimas notícias

Por que os famosos estão aderindo ao Transplante Capilar?



 A adesão ao transplante capilar entre homens famosos está gerando uma procura crescente sobre o tema e as motivações desse público.


O transplante capilar é uma das principais opções para tratamento da alopecia androgenética, principalmente em quadros mais avançados.

Quais as diferenças entre implante e transplante capilar?

Um primeiro aspecto relevante é saber distinguir o implante do transplante capilar, pois são procedimentos distintos ainda que os nomes sejam muito semelhantes.


O implante capilar é a técnica  que consiste no uso de material sintético para preenchimento das regiões calvas. Ou seja, não utilizando fios de cabelos reais.


Esse procedimento é usado para repor fios em casos de alopecia cicatricial, pois a ausência de necessidade de irrigação sanguínea no caso do fio sintético aumenta as chances de manutenção em áreas com fibrose.


Já o transplante, mais seguro e natural, é feito pela transferência de folículos pilosos do próprio paciente. Nesse caso, duas técnicas de destacam:


FUT (transplante de unidades foliculares): consiste na retirada de uma faixa de cabelo da região doadora para que seja feita a extração dos folículos pilosos e transplante para região receptora. Tem como vantagem obter mais folículos viáveis ao tratamento;


FUE (extração de unidades foliculares): consiste na remoção individual de cada unidade folicular, com 1 ou mais folículos pilosos, para transferência à região receptora. Tem como benefício uma recuperação mais rápida e com cicatriz menos aparente devido às incisões cirúrgicas mínimas.


Por isso, o paciente, com auxílio de um médico especialista em cabelos, poderá selecionar entre o implante capilar, com fios sintéticos, e o transplante capilar, com fios próprios de acordo com as particularidades do caso.


Por quais motivos os famosos estão investindo no transplante capilar?

Muitos famosos estão aderindo ao transplante capilar, tanto no caso da técnica FUT como na FUE, que podem ser indicadas para casos leves, moderados ou severos de calvície.


Essa procura crescente pode ser explicada por uma série de fatores, veja alguns deles abaixo.

Aumento da preocupação estética

Já faz algum tempo que os homens têm se preocupado mais com a imagem, o que os faz ter mais cuidados estéticos. O cabelo é um elemento importante da identidade e aparência tanto de homens quanto de mulheres. 


A preocupação passa a ser maior com o cabelo conforme a idade avança, uma vez que a perda de cabelos é um dos sinais de envelhecimento em homens.


A alopecia  masculina se manifesta principalmente após os 30 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade após a adolescência.


O transplante capilar permite reverter esses quadros que, por vezes, apresentam resultados limitados com outras abordagens, como a medicamentosa.

Aumento da qualidade dos procedimentos

O implante capilar apresenta maiores riscos de rejeição devido ao uso do material sintético, além de ter um aspecto menos natural.


Anunciado com seguro e sem cortes, esse procedimento é proibido nos Estados Unidos desde a década de 80 devido aos seus riscos e complicações.


Já o transplante capilar tem sua procura aumentada conforme a qualidade e evolução dos procedimentos vão avançando.


Tanto a FUE quanto a FUT apresentam bons resultados, sendo que no caso da FUE, por exemplo, a extração dos folículos pode ser robotizada para resultados mais satisfatórios e um procedimento mais rápido.

Recuperação

A recuperação nas técnicas de transplante capilar demanda cuidados com a cicatrização, principalmente na FUT.


Isso não quer dizer, no entanto, que o paciente precisa de afastamento completo de suas atividades, por exemplo.


No implante capilar, por sua vez, as chances de infecções e rejeição são maiores, intensificando os cuidados da recuperação.

Resultados mais satisfatórios

Um dos principais motivos que levam os famosos a aderir ao transplante capilar são os resultados estéticos mais satisfatórios.


A região doadora não apresenta alterações estéticas significativas após a cicatrização e a região receptora, após certo tempo começa a apresentar um fio saudável e compatível com o restante do cabelo.


Portanto, ainda que os resultados finais possam demorar alguns meses, eles são mais naturais, pois constituem em um fio natural da pessoa.


Com isso, após o crescimento do cabelo, o paciente tem um fio natural, saudável e que pode receber todos os tratamentos e cuidados cotidianos normalmente.

Como avaliar a necessidade do tratamento capilar estético?

Atualmente existem diversos benefícios associados aos tratamentos de transplante capilar com FUE e FUT, mas a avaliação profissional é essencial.


Antes de optar por qualquer técnica, o paciente deve ser avaliado por um médico especialista em cabelos que vai averiguar a natureza da queda de cabelo e também qual tratamento capilar mais recomendado ao caso.


Portanto, é fundamental que o transplante capilar seja indicado e conduzido por esse profissional médico, garantindo maior segurança e qualidade aos cabelos.



Por: 
Dalton Ribeiro

Nenhum comentário