Últimas notícias

Pilar é exemplo: Qualidade de ensino na escola pública durante a pandemia é possível


Educação vai além do conteúdo pedagógico. Em um cenário desafiador enfrentado pelo mundo com o advento da Covid-19, a Secretaria de Educação e Cultura de Pilar (SEMEC), através do seu secretário Clewinho Cavalcante foi obrigada a repensar a escola e sua missão, a segurança de alunos e professores e quais finalidades a educação de Pilar deseja atingir, e conseguiu fazer isso com 
excelência.

Algumas coisas parecem ser tão comuns para quem é de Pilar e já se acostumou com a qualidade de ensino e estrutura da educação municipal que a gente nem se dá conta de como estamos à frente da maioria dos 102 municípios alagoanos quando o assunto é educação.

Já no segundo semestre de 2021, quando o Estado ainda discute a volta às aulas nas unidades de ensino estadual. Secretários de cidades vizinhas visitam Pilar para aprender como se deve fazer para que a educação volte com toda segurança e ainda com qualidade de ensino e inovação em suas cidades. Nossos alunos já voltaram às aulas presciências há um bom tempo, e claro seguindo os mais restritos protocolos de segurança contra o Coronavirus, protegendo assim, estudantes e servidores da educação, e além disso a educação em Pilar tem alcançado níveis e padrões nunca alcançados na história de Alagoas e isso deve ser copiado mesmo. 

SEMEC intensificou ação da Busca Ativa Escolar


A Rede municipal de educação deu preferência a busca ativa de estudantes em 2021, essa ação foi uma das principais ações realizadas pela Educação municipal durante a pandemia. O "Programa Agente da Educação", sob a determinação do Prefeito Renato Filho, com apoio do Programa Busca Ativa Escolar, juntamente com a escola, psicólogos, assistentes sociais e, se preciso o Conselho Tutelar, tem alcançados resultados surpreendentes, São mais de 7.500 alunos matriculados, número nunca alcançado pelo município.

Dois dias de falta às aulas já é motivo para que a equipe de profissionais entrem em ação para tentar identificar a motivação da ausência do aluno. Em tempos de pandemia do novo coronavírus, esse programa ajuda a garantir o direito à educação de cada criança, adolescente  ou adulto do municipio.

Inovação na sala de aula


Em um mundo mundo cada vez mais tecnológico, o processo de transformação acontece em uma velocidade extrema  e mais uma vez a educação de Pilar sai na frente. Com professores sendo preparados e atualizados constantemente, aulas dinâmicas com tecnologia, além dos Chromebooks, Lousa Digital. No inicio dessa semana o secretário também surpreendeu apresentado, um método de ensino pinhoneiro no Brasil. 

"É com muita satisfação que apresento a vocês nosso novo método de ensino, LEARN-O. Inédito no Brasil, vindo diretamente da França para nosso município.
O sistema LEARN-O é uma atividade inovadora e multidisciplinar. Nele os alunos aprendem português e matemática através de jogos que exigem esforço físico e esforço intelectual." Destacou o secretário em suas redes socias.

Merenda de alta qualidade nas escolas da rede pública


É consenso que se alimentar de forma saudável é fundamental para o desenvolvimento integral de todos indivíduos.  Em um país onde a fome e a desnutrição ainda são graves problemas sociais, Pilar caminha na contramão de tudo isso. 

Entedendo que, os espaços educacionais acompanham as diversas fases do desenvolvimento desde a primeira infância, a educação de Pilar tem proporcionado para os alunos da rede municipal de ensino, uma merenda de extrema qualidade.

Por mais que nossa realidade seja diferente, no Brasil para muitas crianças em situação de vulnerabilidade social, a merenda escolar é o único alimento que recebem durante o dia, muitas famílias simplesmente não têm como oferecer o desjejum em casa. Sabendo que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, as escolas do município oferecem essa refeição para os  alunos.

Na ultima sexta-feira (16), foi incluído no cardápio dos alunos de 11 a 15 anos do Fundamental II e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Camarão acebolado, Bobó de camarão e Ensopado de camarão. Com isso o Secretário de Educação também valorizar e gera renda para os pescadores da região.

Saúde na Sala de Aula


Mutirão de Neuropediatria com os alunos da rede municipal de ensino em parceria  com a Secretaria de Saúde através do Programa Saúde na Escola (PSE). 
 eletroencefalograma é um exame que avalia a capacidade cerebral presente. Pode custar R$700,00, mas através dessa parceria entre as secretarias os alunos tem esse diagnóstico totalmente gratuito.
A prefeitura também proporcionar óculos de grau gratuitos para alunos da rede pública municipal. Essa é uma das iniciativas Educação Municipal em prol da qualidade da aprendizagem. É  visível a emoção da garotada, dos pais e dos alunos do EJA ao receberem o benefício.
Para a avaliação, todos os alunos passam por uma triagem na própria unidade escolar, fazem a consulta na própria escola, recebem um diagnóstico preciso e exames e já escolhem os óculos no local.




Infraestrutura um dos pilares da qualidade de ensino

Espaço Cultural Mestra Bida

Um estudo realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostrou que, quando a condição do espaço físico escolar é ruim, os resultados no Ideb caem, mostrando que, embora não seja fator determinante para o resultado educacional, a infraestrutura é, sim, muito importante. Sabe-se que uma infraestrutura escolar inadequada impacta não apenas resultados gerais, mas também no trabalho diário dos professores e no aprendizado dos estudantes. 

Esse tem sido um outro acerto da prefeitura de Pilar, nos últimos anos o município tem entregado a população vários equipamentos culturais, ampliado escolas,  feito constantes reparos nas estruturas das escolas já existentes e construído novos prédios. 

Tudo isso citado nessa matéria é uma pequena parte do muito que tem acontecido na educação do município. Qualidade de ensino na escola pública durante a pandemia é possível sim, Pilar é a prova disso.  


Por: Pedro Quirino
Fotos: Luiz Kennedy

"

Nenhum comentário