Últimas notícias

Vassouras em pé são legais, mas isso não tem a ver com Nasa ou rotação da Terra


Apesar desse papo todo ter começado a rolar nessa primeira semana de fevereiro de 2020, não é a primeira vez que a internet entra nessa história de vassoura que fica equilibrada de pé. Desde 2012 encontramos relatos em fóruns e outras redes sociais, especialmente com conteúdo em inglês, mencionando essa tal data quando é possível colocar as vassouras em pé sem nenhum apoio.


Ainda no ano de 2012, um professor de física e astronomia da Texas A&M University chamado Joe Ross explicou o fenômeno para a publicação The Eagle. Segundo ele, é muito fácil explicar como a vassoura se equilibra de pé sem apoios — isso acontece porque o centro de gravidade do utensílio fica logo acima da parte onde se prende as cerdas, na parte inferior do longo cabo. Assim, com essa região ficando bem próxima ao chão, é fácil deixar o objeto equilibrado, visto que as cerdas, que são macias, se espalham um pouco no contato com o chão e aumentam a base estável que equilibra o cabo.
Pode testar aí na sua casa: se você tiver paciência e habilidade, vai conseguir equilibrar todas as vassouras em qualquer um dos 365 dias do ano (366 no caso de 2020), independentemente de inclinação ou rotação da Terra. Vamos deixar a NASA em paz agora e chega de fake news para enganar os amiguinhos, ok?

Nenhum comentário