O TEMPO PASSA... E A HISTÓRIA ETERNIZA.
É madrugada... mais um novo dia vai raiar, na histórica e encantadora cidade do Pilar, em Alagoas. Mas não é qualquer dia... É 07 de Julho de 1903.
Sim, de 1903... Nasce um novo dia... Tá nascendo mais um filho do PILAR DAS ALAGOAS... Um pilarense que será lembrado eternamente, que se tornará um GRANDE PILAR da Antropologia Mundial, um pesquisador e estudioso, um Cientista, um humanista, que vai mostrar cientificamente o "lado humano" dos loucos excluídos da sociedade, do Negro Brasileiro ainda escravizado e oprimido, da necessidade da higiene mental das crianças em casa e na escola, de que a Alma não tem cor e de que é possível viver a mistura de raças e que vai se preocupar com um plano de paz para a humanidade.
Isso não é profecia... Isso já se concretizou. Os anos passaram... Já não é mais 1903... Esse menino nasceu, saiu do PILAR para o mundo, deixando grandes obras e trabalhos científicos, um grande legado. Já estamos em 1949 e o menino que falei não está no PILAR DAS ALAGOAS, não está no Brasil... ELE está na UNESCO, em PARIS, que se tornou a "paixão do seu cérebro", sem esquecer PILAR, a "paixão do seu coração". De lá ELE PARTIU para outro lugar de onde pode olhar e apreciar o Rio Sena e a Lagoa Manguaba, a Catedral de Notredame e a Matriz de Nossa Senhora do Pilar e não voltou ao Pilar, mas o Pilar foi até ELE, a terra que ELE nasceu, conforme ELE pedia.
E os anos continuam a passar... Já estamos em 07 de Julho de 2019. Mas quem disse que o Ilustre Pilarense não voltaria ? ELE volta sempre desde que fez a grande viagem em 1949, volta especialmente no 07 DE JULHO e desde 2003, no seu Centenário, ELE vem com mais frequência e visita a Casa onde nasceu, as Escolas e está presente nos livros (seus filhos), nas palestras, filmes e documentários.
Enfim... ELE não nos deixou e está presente em várias partes do mundo com suas obras e ensinamentos, ajudando cientistas, pesquisadores, Professores e Estudantes a compreender o Ser Humano.
Pronto !!! Como já é 07 DE JULHO DE 2019, apresento a vocês o pequeno menino de 1903, que se tornou um grande cidadão e ILUSTRE PILARENSE. Ele se chama ARTHUR RAMOS.
Sérgio Moraes
Nenhum comentário